Bem-vindo ao “Segurança em Trânsito”

O trânsito é feito de pessoas, veículos, regras. No Brasil, milhares de acidentes acontecem diariamente nas ruas, avenidas, rodovias, estradas causados, muitas vezes, por imprudência, negligência, imperícia. Levantamentos e pesquisas apontam que os acidentes com veículos vitimam mais que doenças cardiovasculares e câncer.

Imagem 1Um estudo da Universidade de Michigan (Estados Unidos) com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no início deste ano, mostra que o Brasil não tem o melhor trânsito do mundo. O país ficou em 42º lugar, com 22 mortes para cada 100 mil pessoas. O primeiro país do ranking é a Namíbia, que soma o maior número de mortes. São 45 óbitos para 100 mil pessoas.

A pesquisa levantou dados sobre a quantidade de acidentes de trânsito em 193 países, comparando-os com as principais causas de morte em todo o mundo (segundo a OMS): câncer, isquemia cardíaca e doenças do aparelho circulatório. A análise permitiu concluir que, no mundo todo, as mortes no trânsito correspondem a 15,9% dos óbitos por câncer. No Brasil, esse índice sobe para 22%. Já a Namíbia tem 153,9%.

38 mil mortes no trânsito do BrasilSegundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em média, 38 mil pessoas morrem nas estradas e vias do país todo ano, e esses dados geralmente computam apenas as mortes no local, sem levar em consideração as que acontecem posteriormente, nos hospitais. Logo, os números reais podem ser bem maiores. Só no primeiro semestre deste ano, a Seguradora Líder DPVAT registrou 25 mil indenizações por morte.

Em 2012, foi lançado o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, que tem por meta reduzir à metade o número de vítimas no trânsito, até 2020. A Cantoni Revisões é parceira deste movimento e apoia esta causa. O “Segurança em Trânsito” traz informações e dicas sobre trânsito, com o intuito de contribuir para a melhoria na convivência de veículos, ciclistas, motociclistas e pedestres que circulam diariamente pelas vias de grandes e pequenas cidades, colaborando para a redução desses trágicos números.

Acompanhe os próximos posts, e vamos todos construir um trânsito mais pacífico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s