Denatran apresenta placas de veículos no padrão Mercosul

Modelo vale a partir de janeiro de 2016 para veículos novos, transferidos de município e com troca de categoria

Placa mercosul

Os veículos do Brasil e demais países do Mercosul – Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela – terão placas padronizadas, a partir de 2016. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou nesta quinta-feira (4/12) o novo modelo o modelo, aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). No Brasil, a placa será obrigatória para os veículos novos, os que forem transferidos de município ou com troca de categoria. Para os veículos que já estão emplacados, a mudança é opcional.

placa mercosul - ministério das cidadesO novo modelo tem quatro letras e três números na cor preta, diferente da placa atual, que apresenta três letras e quatro números. A distribuição entre letras e números na nova placa será aleatória. Com isso, segundo o Denatran, serão possíveis mais de 450 milhões de combinações diferentes, contra pouco mais de 175 milhões de possibilidades do atual modelo brasileiro. Esse modelo é utilizado na maioria dos países devido ao contraste com a combinação alfanumérica, o que permite melhor visualização e leitura pela fiscalização eletrônica. Para o Denatran, a nova placa facilitará o reconhecimento de criminosos que praticam a clonagem de veículos.

A placa terá as mesmas medidas das já utilizadas no Brasil, 40 cm de comprimento por 13 cm de largura. O fundo será branco com letras pretas. Sobre uma faixa horizontal na parte superior, haverá emblema do Mercosul à esquerda, o nome do país estará ao centro, e a bandeira nacional à direita. No Brasil, a placa terá uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional que conterá a identificação do fabricante, a data de fabricação e o serial da placa. Do lado direito, a placa vai ter a bandeira da unidade da Federação e o brasão de registro do veículo. Outros itens são linhas onduladas horizontais e marcas d’água com a logo do Mercosul, gravadas na película refletiva. Conforme o Ministério das Cidades, a categoria dos veículos será indicada pela cor da combinação alfanumérica.

placa mercosul - ministério das cidades_

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s