Estudo aponta que 24,3% dos brasileiros ainda bebem e dirigem

Maioria dos que cometem essa infração são homens. Hábito de beber começa antes dos 18 anos para 47% da população

bebida e direção

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada esta semana pelo IBGE, 24,3% dos brasileiros com 18 anos ou mais ainda bebem e dirigem. Os dados são de 2013. A região Centro-Oeste obteve o maior percentual: 29,6%. Já o Sudeste teve a menor taxa nacional: 20,8%. Dentre os motoristas que assumem a direção após ingerir bebida alcoólica, os homens são maioria (27,4%), contra 11,9% de mulheres que declararam cometer essa irregularidade.

Desde 2012, a Lei Seca tornou-se mais rígida. A multa para quem bebe e dirige passou de R$ 957,70 para R$ 1.915,30, além do recolhimento da habilitação, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo, até a apresentação de condutor habilitado.

Hábito de beber começa antes dos 18 anos

Esse costume começa cedo. De acordo com a pesquisa, 47,1% dos brasileiros começou a beber antes dos 18 anos – idade legalmente permitida. Os homens passam a beber antes das mulheres – eles aos 17,9 anos, elas aos 20,6 anos, em média.

Em relação às regiões, o Acre é o Estado que registra o início mais precoce: 17,7 anos é a idade média. Os mais tardios são os de Mato Grosso, aos 19,7 anos. Quase um quinto da população afirmou que bebe regularmente – uma ou mais vezes por semana – sendo 36,3% homens e 13% mulheres.

Acidente de trânsito é a principal causa de morte de jovens

bebida-e-direcaoA ONU fez um alerta de que os acidentes de trânsito representam a maior causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos no mundo. No Brasil, de acordo com dados do Mapa da Violência – pesquisa do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela) – os jovens, de 21 anos, são as principais vítimas, principalmente os que conduzem motos.

Segundo dados do DPVAT, das mais de 550 mil indenizações pagas de janeiro a setembro deste ano, 430 mil são por invalidez permanente. Um dado preocupante, já que a maioria das vítimas são jovens. Esses dados mostram que é preciso conscientizar ainda mais a população, principalmente jovens, sobre os perigos do trânsito, destacadamente os de misturar bebida e direção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s