Moto precisa de manutenção antes de pegar a estrada

Em viagens de moto, é fundamental checar antecipadamente alguns itens para evitar transtornos na viagem 

viajando-de-moto

Vento, sensação de liberdade, bem-estar…Essas e outras sensações são comumente descritas por quem viaja de moto. Mas, antes de pegar a estrada é fundamental verificar certos itens para garantir uma viagem segura, evitar aborrecimentos, acidentes e gastos desnecessários. A manutenção antes da viagem deve incluir a verificação de:

moto manutençãoPneus – checar a calibragem e o desgaste dos pneus, que devem ser ao menos seminovos, para evitar desgaste excessivo.

Elétrica – faróis (alto e baixo), pisca alerta (direito e esquerdo), luz de freio, lanterna traseira, luz de placa, buzina.

Fluídos – verificar o nível de óleo do motor, que deve ser trocado de acordo com a especificação do fabricante.

Freio – verifique o desgaste dos freios, e troque as pastilhas de acordo com o desgaste ou especificações técnicas.

Combustível – abasteça com combustível confiável, e evite rodar com o tanque na reserva.

O motoqueiro não pode se esquecer ainda de verificar o correto funcionamento dos equipamentos pessoais de segurança como: capacete com viseira limpa; roupa adequada com proteção nos ombros, joelhos e cotovelos; calçado fechado e próprio para motos; e ainda luvas.

equipamentos motosUm kit de ferramentas também é muito útil no caso da moto necessitar de algum reparo emergencial. Leve apenas a bagagem essencial – já que motos não tem bagageiro e não podem rodar com sobrepeso – e certifique-se de prendê-la muito bem. Além disso, o motoqueiro não pode se esquecer de ter consigo a documentação da moto e do seguro (se houver), a carteira de habilitação e outros documentos pessoais.

Ter anotado o telefone da concessionária das rodovias por onde vai trafegar também é útil em caso de pane ou algum outro imprevisto. Levar o dinheiro do pedágio trocado e em um bolso ou outro local de fácil acesso, também ajuda a passar mais rápido pelo pedágio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s