Dirigir de forma defensiva proporciona viagem segura

Manter a revisão em dia e dirigir com atenção e cautela são fundamentais para uma viagem segura e tranquila

viagem-de-carro-mapa

Fim de ano chegando, época de férias, visitar a família, conhecer novos lugares. Malas prontas, é hora de pegar a estrada, mas atentar-se a certas regras pode evitar acidentes e tornar a viagem mais tranquila e agradável. A direção defensiva traz uma série de recomendações para se aumentar a segurança de todos que trafegam pela via. Algumas dessas recomendações são:

– Fazer a manutenção periódica do veículo. O que inclui calibrar os pneus, verificar limpador de para-brisas, nível do óleo, pastilhas de freio, faróis e pisca alerta, combustível, extintor, funcionamento do motor, pneus e suspensão são medidas preventivas e fundamentais antes de sair para viajar de carro com a família.

mecanico-manutenção– Trafegar sempre com a luz baixa acesa, mesmo durante o dia, ajuda na visibilidade e pode evitar situações de risco ou mesmo acidentes. Durante a noite, lembre-se sempre de trocar o farol alto pelo baixo ao cruzar com algum outro veículo em sentido contrário, já que a luz alta cega momentaneamente o motorista, e põe em risco a vida de todos próximos.

– Caso haja alguma condição adversa como neblina, chuva muito forte ou outra situação climática desfavorável, o melhor mesmo é se evitar a estrada. Mas se não for possível, redobre a atenção, evite parar no acostamento (procure sempre um local mais adequado, como um posto de combustível). Na neblina, por exemplo, use sempre farol baixo ou o farol de neblina. Já em caso de chuva forte, além da visibilidade prejudicada, com água na pista os pneus perdem aderência e há risco de aquaplanagem, portanto, manter uma velocidade moderada, compatível com as condições da pista é fundamental para se evitar acidentes.

viagem de carro rodovia– Respeitar os limites de velocidade proporciona menos riscos, já que não se sabe quando aparecerá, por exemplo, um buraco ou depressão na pista. Também pode-se deparar com trechos em obras, má sinalização entre outras situações que exijam reação rápida do motorista e do carro. Caso o trânsito pare repentinamente, o indicado é ligar o pisca-alerta para avisar aos outros motoristas que é preciso atenção e redução da velocidade.

– Nas descidas íngremes, use o freio suavemente e mantenha uma marcha mais pesada.

– Mantenha sempre uma distância segura do veículo da frente, sinalize suas ações, não realize nenhuma manobra sem checar com muita atenção os espelhos retrovisores, e cuidado sempre com os pontos cegos. Obedecer à sinalização e dar preferência ao veículo da direita nos cruzamentos não sinalizados são atitudes indicadas.

– Além disso, cansaço, visão comprometida, sono, má digestão ou estômago pesado por excesso de comida ou mesmo a falta de alimentação e hidratação são fatores de risco para quem dirige. Lembrando que bebida alcoólica e direção jamais se misturam. Alguns medicamentos também podem comprometer a direção.

vidro embaçado– Caso os vidros comecem a embaçar, a estratégia recomendada pelos especialistas é simples: ligar o ar-condicionado. O vidro embaça por causa do vapor-d’água que está dentro do veículo. O ar-condicionado puxa o ar de dentro do carro e o devolve sem umidade. Se o carro não dispuser de ar-condicionado, jatos de ar quente e frio resolvem o problema a curto prazo, mas, como eles não retiram a umidade do ar, quando desligados, os vidros voltam a embaçar.

– Se mesmo com a manutenção em dia o carro apresentar algum problema, o ideal é parar em um local recuado, fora da via, para verificar com segurança. Se não for possível chegar até esse ponto seguro, pare no acostamento e sinalize corretamente com o triângulo.

– E, caso presencie um acidente, evite mexer nas vítimas, chame socorro e sinalize o local, para evitar novos acidentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s