Personalização de rodas, pneus e faróis: o que observar

Antes de alterar qualquer característica original do veículo, é preciso atenção ao que é permitido ou proibido pela legislação

carro customizado

Diversos itens do carro podem ser personalizados, nem todas as peças disponíveis no mercado podem ser aplicadas em qualquer veículo. Há especificações que devem ser respeitadas.

Pneus

Geralmente, quanto mais largo o pneu, mais duro ele será, e maior a estabilidade que proporciona. A escolha do tipo de pneu pelas montadoras é baseada sempre na relação conforto e estabilidade.

É possível verificar na lateral dos pneus números 175, 185 e 195. Eles estão relacionados às especificações, são as medidas das larguras. A medida ideal para o pneu leva em conta as características técnicas do automóvel. Um carro mais robusto, por exemplo, necessita de pneus mais largos.

O aumento de potência e torque também exige pneus maiores, para que a força seja transmitida ao solo sem perda de tração. Por isso, sempre que for trocar os pneus, é preciso se atentar às medidas recomendadas pelo fabricante, que estão especificadas no manual do proprietário.

Rodas

rodas-1O tipo e modelo de roda faz toda a diferença no visual do carro. No entanto, para serem substituídas, é preciso obedecer o tamanho ideal para cada tipo de carro e não deixar de prestar muita atenção nos parafusos. Isso porque, os parafusos das rodas de liga leve e os das rodas de aço são diferentes.

Isso significa que não é possível utilizar parafusos das rodas de aço nas de liga leve, nem vice-versa. Os parafusos para rodas de aço, quando usados em um jogo de rodas de liga, não as fixarão da forma correta. E o inverso também dá certo, nas rodas de aço, o parafuso maior das de liga leve pode danificar o freio.

A roda em aço é fina, por isso, o parafuso tem uma espessura normal. Já na roda de liga leve, ele deve ter uma espessura maior. Enquanto a de ferro tem cerca de três milímetros de espessura, as de liga leve tem quase dez milímetros, para que possam suportar a carga aplicada sobre elas. Por isso, os parafusos também devem ser mais compridos.

Faróis

farolOs carros podem ter farol branco-azulado graças a tecnologias substitutas do xenônio. É proibido o uso de faróis de xenon nos carros (a exceção é apenas para os veículos que saem da fábrica com esse dispositivo). No entanto, alguns motoristas, para personalizar a iluminação do veículo com uma cor branca-azulada podem utilizar as lâmpadas inovativas.

Esta tecnologia tem temperatura e cor igual a dos faróis de gás xenônio (entre 4200K e 5000K) mas não causa ofuscamento na visão dos outros condutores. É importante utilizar produtos de qualidade, para não prejudicar o sistema elétrico do automóvel. Uma dica é instalar lâmpadas de 55W ou 55/60W e não utilizar as de 100W, porque não apresentam a mesma eficiência, podem prejudicar o sistema elétrico do veículo e danificar as lentes e refletores do farol. É importante observar também o selo na embalagem do produto, que deve atestar a eficiência do farol.

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