Andar com o tanque na reserva pode danificar o carro

A marca de ¼ do tanque de combustível é ideal para o reabastecimento

abastecer

Andar com o tanque na reserva é uma prática arriscada, pois pode causar diversos problemas ao veículo, além do risco de ficar parado na rua por falta de combustível – o que é inclusive uma infração de trânsito que rende quatro pontos na carteira de motorista.

A quantidade da reserva varia conforme cada modelo de carro, entre 5 e 8 litros, geralmente. Essa é uma quantidade mínima de combustível que as montadoras consideram segura para avisar o motorista, por meio de um aviso luminoso e/ou sonoro que alerta que há pouco combustível no tanque.

A reserva só deve ser usada em casos emergenciais. Isso porque, o risco do uso recorrente é ocorrer a pane seca. Ou seja, como não é possível saber a medida exata da quantidade de combustível que se tem, nem se se vai precisar de um minuto para o outro exigir um pouco mais do veículo, é impossível calcular quantos quilômetros é possível percorrer estando na reserva, e o motorista pode ficar a pé. A pane seca é infração de trânsito e gera multa, quatro pontos na carteira o carro é guinchado do local.

Além disso, a falta de combustível pode gerar outros danos, por exemplo, na bomba de combustível. É uma peça que fica dentro do tanque, e utiliza o líquido do combustível como forma de resfriamento. Se o tanque está vazio, a bomba não tem esse líquido refrigerante em quantidade suficiente para o resfriamento e pode sofrer superaquecimento, se essa prática for recorrente.

carro-consumo-blogO baixo nível de combustível no tanque também facilita a entrada de impurezas na bomba. Toda sujeira do combustível vai para o fundo do tanque pelo processo natural de decantação. Por isso, ao utilizar esse combustível que fica no fundo, as partículas de sujeiras podem ser puxadas e enviadas para o motor, o que pode provocar falhas no funcionamento. A dica, portanto, é não deixar o tanque secar. Programar as visitas ao posto antes do nível chegar na reserva pode evitar diversos problemas no veículo. A marca de um quarto de tanque é o ponto ideal para reabastecimento.

Dicas para economizar combustível:

Algumas atitudes simples podem fazer grande diferença no bolso do motorista. Para diminuir o consumo de combustível, é importante:

• Evitar acelerar brusca ou desnecessariamente o veículo.

• Ao alcançar a velocidade adequada, alivie aos poucos o acelerador.

• Não acelere o carro antes de desliga-lo. Essa atitude, além de gastar combustível, pode danificar o catalisador, aumentando a emissão de poluentes e prejudicando o desempenho do veículo.

• Em alta velocidade, mantenha as janelas fechadas. O ar condicionado acaba gastando menos combustível que a força extra necessária para vencer a resistência provocada pelo ar.

• Retire o bagageiro quando não for usá-lo. A resistência produzida por esses acessórios aumenta o consumo.

• Verifique periodicamente os filtros de ar e de combustível.

• Evite carregar peso além da capacidade do veículo. Com excesso de peso o consumo de combustível será maior e ainda pode acarretar desgaste na suspensão, freios e pneus. Cada 50 kg a mais representa 1% de aumento no consumo.

• Preste atenção ao conta-giros e troque as marchas na rotação correta.

• Evite ficar parado com o carro ligado. O melhor é desligar o motor se for ficar parado por mais de dois minutos.

• Evite utilizar o carro para andar apenas poucos metros.

• Procure rotas alternativas. Às vezes o caminho mais curto não é o mais econômico. Uma rota em que se possa manter uma velocidade constante é mais rentável que enfrentar paradas constantes em semáforos ou congestionamentos, mesmo que este seja o caminho mais curto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s