Fusca faz aniversário no Brasil: conheça um pouco de sua história

Modelo chegou ao Brasil em 1950 como um carro acessível, econômico e valente. Hoje, é um esportivo de luxo

fuscas

Hoje é dia do carrinho que por onde passa ainda chama atenção, desperta curiosidade e esbanja carisma: o Fusca. O Dia Nacional do Fusca é comemorado desde 1989. Apaixonados pelo “besouro” colecionam as diversas versões do modelo todo arredondado e com carinha de simpático, que chegou ao Brasil em 1950.

fuscaApenas 30 unidades desembarcaram no país nessa época, após somar 11 anos de sucesso na Europa e de ter enfrentado muito bem os rigores da Segunda Guerra Mundial. Os primeiros Fuscas a chegar ao Brasil foram batizados com o nome de Volkswagen Sedan, eram sem cromados ou frisos, muito parecidos com as primeiras unidades produzidas na Alemanha, na década de 1930.

As curvas do Fusca contrastavam com as linhas retas dos chamados “banheirões” americanos que eram vendidos na época. Por isso, nas ruas, os olhares sempre se voltavam para o pequeno, ágil e valente carrinho. Com motor refrigerado a ar, manutenção barata e resistência mecânica fora do comum, o VW se incorporou ao cotidiano das ruas do País. Em 1953 passa a ser montado aqui, mas ainda com peças importadas.

Fusca Itamar

Fusca Itamar

No ano de 1959 a produção torna-se nacional, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Essa produção seguiu até o ano de 1986, quando a trajetória do Fusca foi interrompida após mais de três milhões de unidades fabricadas. Por 24 anos o Fusca ocupou a liderança em vendas no Brasil.

O carrinho só voltou a ser produzido em 1993. O retorno da fabricação do Fusca no País foi bancado pelo presidente da República à época Itamar Franco, um fã do modelo.  O objetivo era fabricar um carro popular, que mostrasse que o Brasil estava crescendo, por ser economicamente acessível a grande parte da população. O carro que ficou conhecido como Fusca Itamar saiu de linha em 1996.

Novo fusca 1Em 1998, passa-se à produção do New Beetle, que foi montado sobre a estrutura do Golf, e trouxe traços mais femininos. Em 2012, é lançado novamente o Fusca, um modelo esportivo, já com traços mais masculinos, rodas de 17 polegadas, teto solar elétrico panorâmico, spoilers, 15 LEDs em cada um dos faróis, interior bicolor e sistema de som especial.

Criação de Porsche

Fusca 1950

Fusca 1950

Fusca e Porsche foram inventados pela mesma mente criativa: Ferdinand Porsche, a pedido de Adolf Hitler, que queria um verdadeiro “volkswagen” – que significa ‘carro do povo’, em alemão – para exibir o poderio tecnológico do partido nazista pelas ruas e autoestradas alemãs. A encomenda era um carro barato e econômico, que acomodasse quatro pessoas. Porsche desenvolveu o Fusca em 1932. Em 1948, Porsche usa a base do Fusca para criar o primeiro esportivo da marca: o Porsche 356, que mais tarde se transformaria no Porsche 911.

Estrela de cinema

Um carrinho simpático, brincalhão e com trejeitos de adolescente, assim é apresentado o Fusca no cinema. Herbie tem vida própria, é inteligente, tem carisma e personalidade. Para definir qual carro seria Herbie, os produtores do filme estacionaram modelos das marcas Chevrolet, Fiat, Volvo e Volkswagen, e observaram a reação de quem passava. O único carro que despertou risos e recebeu carinho foi o Fusquinha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s