Manutenção preventiva de conjunto evita parada do motor

Falta de atenção ao conjunto de polias, tensores e correias pode causar a perda total do motor. Saída é revisão periódica e manutenção preventiva do sistema

motor fusca

As polias, correias e tensores são elementos de transmissão de força do motor. Transmitem as rotações do virabrequim para as demais áreas do motor como, por exemplo, comando de válvulas, e ainda transmitem rotações para acessórios do motor como: alternador, bomba d’água entre outros. As correias também fazem a ligação entre as polias. Já os tensores determinam a tensão constante, controlada e correta nas correias, para que fique sempre em contato com as polias.

Polias, tensores e correias são componentes que se desgastam e precisam de revisões periódicas. A polia precisa ser trocada geralmente a cada quatro ou cinco anos, ou 60 mil quilômetros, o que vencer primeiro. São sinais de desgaste: o excesso de vibração em marcha lenta e problemas na parte elétrica do carro. Ignorar os sinais do carro pode resultar no travamento completo da polia. Assim, o alternador perde sua função e, por consequência, não carrega mais a bateria.

motor-poliasA vida útil dos tensores e correias também varia entre 50 mil e 60 mil quilômetros. A partir daí, o desgaste das peças começa a causar vibração, ruído e falhas no sistema da correia de acessórios do motor, que é o responsável pelo acionamento da direção hidráulica, do ar-condicionado, da bomba d’água e outros sistemas do veículo. Se essa correia arrebentar, o motor para de funcionar. O ideal é que correias e tensores sejam trocados juntos, para que o desgaste de um não comprometa o funcionamento do outro.

O contato constante do carro com terra, areia, pó ou água, pode reduzir a durabilidade das peças. O indicado, nesse caso, é diminuir o tempo entre uma revisão e outra. Uma prática prejudicial e que deve ser evitada é a lavagem do motor, para não correr o risco da água contaminar componentes internos e acessórios do motor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s