Cuidados com a pintura deixam o carro sempre com cara de novo

Enceramento, polimento e espelhamento da pintura ampliam a proteção contra a ação corrosiva e podem conservar a aparência do veículo como a de um carro novo por mais tempo

limpar carro

Uma pintura bem cuidada valoriza o veículo na hora da revenda. O mercado oferece diversos produtos e serviços para deixar a pintura do automóvel sempre bonita e longe da sujeira, como enceramento, polimento e espelhamento, mas alguns cuidados básicos podem ser seguidos no dia a dia para evitar desgaste e manchas. Uma dica básica é sempre realizar a lavagem na sombra, com a lataria do carro fria.

São três os tipos de pintura automobilística mais comuns: sólida, metálica e perolizada. A sólida contém cores básicas, como vermelho, preto e branco. Já a metálica diferencia-se pelo aspecto metalizado da cor. E a perolizada contém mica na formulação, uma espécie de pérola tratada, que produz um efeito com três tonalidades diferentes, dependendo da incidência da luz. Por esse motivo é a mais cara de todas.

coco passarinhoApesar das pinturas serem diferentes, os cuidados necessários para sua manutenção são iguais. É importante lavar o carro pelo menos uma vez por semana, evitar estacionar embaixo de árvores para que folhas e fezes de pássaros, por exemplo, não atinjam a pintura, pois sua acidez pode oxidar a pintura e manchá-la. Nesses casos, o ideal é lavar a área atingida o quanto antes.

lavar carro 2A sugestão é sempre realizar a lavagem na sombra, e com a lataria do carro fria. Isso porque, a depender do produto a ser utilizado, lavar o carro ao sol ou com a carroceria quente pode manchar a pintura, devido à química do sabão ou detergente. Para não arriscar fazer uso do produto errado, é preferível optar por sabões neutros.

Após a lavagem, é importante secar totalmente a lataria, para evitar manchas de água. Deixar o veículo sempre protegido do sol, chuva, sereno, poeira e vento ajuda (e muito) a manter a pintura com cara de nova por mais tempo. O sereno, por exemplo, que deixa a superfície úmida durante à noite, pode manchar a lataria na exposição ao sol. Por isso, se não é possível guardar o carro em uma garagem coberta, a sugestão é cobrir o veículo com uma capa, ou tirar a umidade formada com água, antes da exposição ao sol.

Enceramento, polimento e espelhamento

polimento_e_cristalizaçãoEsses são grandes aliados na conservação da pintura, pois ampliam a proteção contra a ação corrosiva. O enceramento é o procedimento mais simples. A aplicação de cera automotiva cria uma camada protetora que reduz a ação da chuva ácida, da oxidação da tinta e evita o surgimento de manchas por produtos químicos em geral.

Já o polimento retira a menor parte possível da camada mais superficial da pintura, o verniz. Apesar de deixar a lataria com aspecto revigorado, o polimento não deve ser feito mais que três vezes durante a vida útil do carro, já que polir repetidas vezes pode retirar todo o verniz e apagar o brilho da pintura. O espelhamento é a aplicação de uma resina protetora sobre a pintura. Faz-se, assim, um nivelamento da superfície, removendo os defeitos.

Limpeza de veículos envelopados

envelopeAs pessoas que escolhem cobrir o automóvel com uma película, precisam ficar atentas quanto aos cuidados na hora de realizar a limpeza externa do veículo. É preciso escolher os produtos certos e evitar jatos de água com muita pressão, já que, com a força da água, a película pode se soltar com o tempo.

Outro fator capaz de danificar o adesivo são os produtos muito alcalinos. O recomendado é sempre utilizar os químicos com ph neutro. Verificar essa informação no rótulo do produto antes da aplicação é essencial para não causar danos ao material adesivo.

A lavagem a seco é uma boa opção de limpeza. A cera líquida utilizada para esse procedimento é de fácil manuseio e, além de limpar, mantém o aspecto fosco da película. Esse procedimento pode ser realizado quando o automóvel está somente empoeirado. A cera para a lavagem a seco contém polímeros que ajudam a proteger a película.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s