Bateria em perfeito estado é essencial para o veículo

Ela é a responsável por alimentar todo o sistema elétrico. Sem ela, o veículo não funciona

bateria carro A função principal da bateria é fornecer energia ao motor de partida, sem ela o veículo não funciona. Além disso, alimenta todo o sistema elétrico quando está desligado. Uma bateria tem vida útil de dois a três anos, em média, mas pode durar menos se não for bem cuidada.

Essa caixa plástica, composta por placas de chumbo com carga positiva e negativa e solução de ácido sulfúrico é capaz de acumular energia para que os equipamentos do carro trabalhem adequadamente. Para que nunca falte energia, é importante prestar atenção a itens como rádio, alarme, rastreador e componentes elétricos e eletrônicos que nunca desligam, como a central de injeção. Isso porque, esses equipamentos consomem energia mesmo quando o veículo não está em funcionamento.

Se o carro ficar muito tempo parado, a bateria pode perder sua carga elétrica. Para evitar que ela descarregue, é recomendado ligar o veículo ao menos uma vez na semana, por cerca de cinco minutos. Mas, se não for possível ligar o carro de vez em quando, o melhor é desligar o cabo positivo da bateria, para evitar o consumo de energia pelos itens que ficam em standy by.

bateria1Uma ação importante é só dar a partida com tudo desligado, pois, se faróis, rádio, luz interna e ar-condicionado estiverem ativados, acabam por sobrecarregar a bateria em um dos momentos em que ela é mais exigida, e ainda pode danificar esses componentes. É recomendável também evitar usar por tempo muito prolongado acessórios elétricos quando o veículo estiver desligado, para evitar descarregar a bateria. Se for acrescentar novos equipamentos, optar pela instalação de itens originais é mais seguro.  É preciso verificar a amperagem dos componentes e avaliar se não é necessário trocar a bateria por um modelo mais potente.

Manter os terminais da bateria em bom estado, sem sujeira, corrosão e corretamente apertados também é importante. A cada seis meses, procure fazer um teste do alternador, que tem por função gerar a energia que será armazenada na bateria. Quando esse componente é acionado pelo motor pela correia, transforma energia mecânica em elétrica, carregando, assim, a bateria. Não há um período preestabelecido para a troca da peça. Sua vida útil deve ser verificada a cada revisão.

Bateria fraca

Se a bateria está fraca e não é capaz de acender mais nenhuma luz no painel, seja porque o carro ficou parado por muito tempo ou por algum defeito na bateria, a recomendação é nunca carregá-la instalada no carro. Isso porque, a bateria é um acumulador elétrico, e se a bateria estiver isolada internamente (quando parte das comunicações internas dela não estão funcionando), como se ela estivesse sem um dos cabos. Ao cbateria2arregá-la sem um acumulador, há um pico de tensão que pode queimar partes importantes do motor, danificar componentes eletrônicos, como módulo de tensão, painel, rádio entre outros.

Portanto, bateria quando está completamente fraca, deve ser retirada e recarregada fora do veículo, por meio de um carregador. É importante fazer o teste com um equipamento que verifique a corrente, para certifica-se de que ela realmente foi recarregada. Se o medidor apontar que há carga, é indicio de que a bateria não está isolada, e pode continuar sendo utilizada por mais algum tempo. Já se ao retirá-la do carregador não houver carga, a bateria deve estar isolada, e a solução é troca por uma nova.

Substituição da bateria

batteryA troca da bateira é algo simples e rápido. O primeiro passo é soltar o cabo negativo, logo após, soltar o cabo positivo e, por fim, soltar o suporte que prende a bateria ao carro. Para montar novamente, é só fazer o caminho inverso: prender a bateria ao suporte, conectar o cabo positivo e em seguida o cabo negativo. Um lembrete importante é que a bateria nunca deve ser trocada com o motor em funcionamento, pois pode queimar componentes elétricos do veículo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s