Utilizar o óleo lubrificante certo conserva o motor

Escolha do óleo lubrificante do motor deve respeitar especificações do fabricante

óleo motor

Cada automóvel possui uma especificação adequada de óleo, devido a algumas condições, por isso, o primeiro passo quando se pensa em troca de óleo é consultar o manual do carro. Utilizar um óleo lubrificante inadequado para o veículo pode causar sérios danos ao motor e alto custo de reparo, pois podem causar desgaste, acúmulo de sedimentos, por exemplo.

O óleo tem um tempo de vida útil que deve ser respeitado. Fazer a troca no prazo correto é fundamental para garantir sua eficiência. A recomendação é sempre seguir o especificado no manual. Alguns restringem o uso do óleo sintético, mas se não houver nenhuma ressalva, o sintético tende a ser a melhor opção. A diferença entre óleo mineral, semisintético e sintético é a base do lubrificante. Apesar da base ser mineral para os três tipos, o mineral é obtido diretamente através do refino do petróleo. O sintético passa por um processo industrial, e as moléculas que o compõe são mais uniformes, o que gera benefícios como resistência à oxidação, melhor viscosidade, maior poder de limpeza. O semisintético é a mistura do mineral e sintético.

A viscosidade é a propriedade mais importante a ser observada. É definida pelo fabricante do veículo de acordo com o motor. Outro ponto relevante é o desempenho. Os óleos seguem uma classificação. Atualmente, o nível mais avançado o tipo SN.

Classificação

óleo motor aO manual indica a faixa de viscosidade ideal recomendada pelo fabricante, considerando as condições locais de temperatura. Os óleos seguem uma classificação recomendada pela sociedade de engenheiros automobilísticos, a SAE (Society of Automotive Engineers), que se refere à viscosidade do produto (que é a resistência do fluido para se movimentar em uma determinada temperatura).

No caso de condições de baixa temperatura, a classificação SAE designa a viscosidade por um número e pela letra W (que significa winter, inverno em inglês), por exemplo SAE 5W. No caso de condição de temperatura quente, a viscosidade é dada por um número, por exemplo SAE 40. O índice de viscosidade dos lubrificantes pode ser alterado por aditivos. Esse tipo de lubrificante é conhecido como óleo multiviscoso, designado pela classificação SAE, que se refere às temperaturas altas e baixas. Por exemplo, um óleo 5W30.

Há também uma classificação baseada no grau de severidade do serviço a que o motor diesel ou gasolina é submetido, desenvolvida pelo API (American Petroleum Institute). Esse nível de severidade é identificado pela adição de uma letra ao símbolo da linha. Um exemplo é o óleo SG, destinado a carros de passageiros a gasolina, caminhões de serviços leves e furgões fabricados a partir de 1989. Outros tipos são: SA, SB, SC, SD, SE, SF, SG, SH, SJ, SL.

Para cada motor, um tipo específico

troca_de_oleoMotores flex já contam com óleos específicos, que protegem o motor da água que se forma com o uso do etanol, já que essa água pode corroer o metal. Já os motores mais antigos demandam geralmente óleos com maior viscosidade, para que seja capaz de preencher as possíveis folgas entre os componentes do motor.

Uma dica importante é não completar o óleo. Salvo exceções como vazamento ou outras anormalidades. A quantidade colocada no momento da troca deve ser sempre suficiente até a próxima troca. É recomendável também substituir o filtro a cada troca de óleo, pois, como o lubrificante tem, entre outras funções, a capacidade de limpeza, acaba por acumular sujeira. O filtro retém essas impurezas e tende a saturar durante o período de utilização do óleo.

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