Amortecedores: estabilidade, segurança e conforto

Durabilidade de um amortecedor é indicada no manual do veículo.

amortecedor-manutenção

Os primeiros modelos de carro tinham os eixos fixados diretamente à estrutura do veículo. A evolução separou o eixo da carroceria e introduziu as molas, o que permitiu que o movimento das rodas fosse independente. Essas peças servem para amortecer o impacto entre o solo e a carroceria do veículo, controlando o movimento das molas e conferindo mais estabilidade e conforto.

Nos primeiros modelos, quando o carro passava por uma pista irregular, por exemplo, as molas comprimiam e a energia acumulada produzia movimentos repetidos de extensão e compressão, fazendo o carro balançar muito. A oscilação da carroceria era tão forte que causava desconforto aos passageiros e comprometia a estabilidade, tornando a direção difícil e perigosa.

amortecedoresO amortecedor evoluiu com as pesquisas e passou a controlar o movimento das molas e manter a aderência dos pneus ao solo, garantindo, assim, maior estabilidade. A durabilidade dessa peça é indicada no manual do veículo e alcança, em média, 40 mil quilômetros. Mas é recomendável uma revisão na metade desse tempo para avaliar todo o conjunto da suspensão e prevenir danos.

O amortecedor trabalha em conjunto com as molas e outras peças, portanto, o ideal é uma avaliação completa do sistema. Quando o carro começa a balançar mais que o habitual, faz barulhos estranhos, fica “mole” após passar em um buraco ou quando ocorre um vazamento no próprio amortecedor são indícios de que é hora de uma revisão.

amortecedorA falta de manutenção nos amortecedores pode trazer sérios problemas como perda de estabilidade, trepidações, falta de aderência do pneu ao asfalto entre outros. Além disso, sobrecarrega as demais peças do sistema de suspensão, o que pode aumentar os gastos com uma manutenção corretiva, a falha nesse equipamento faz que os pneus se desgastem de forma desigual. O carro perde estabilidade e a roda pode quicar durante a frenagem, ameaçando a segurança.

Para estender a vida útil dos amortecedores, a dica ao trafegar por estradas de terra, ruas de paralelepípedos ou esburacadas é reduzir a velocidade para diminuir o impacto das peças e evitar uma sobrecarga.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s