Transporte correto da bicicleta evita multas e acidentes

Ao colocar as bicicletas no suporte, é preciso ficar atento para não cobrir a placa do veículo. Atender a regras evita multa e acidentes

bici-mareA bicicleta pode ser transportada no carro de diversas formas: desmontada no porta-malas, em suporte externo no teto ou fixado na carroceria, na caçamba e até dentro do veículo. O suporte externo é o item mais usado por quem não tem espaço no veículo ou prefere não desmontar a bike.

Esse equipamento pode ser encontrado de várias maneiras, por exemplo, para prender no teto, no engate, na tampa traseira, no estepe ou ainda na caçamba das picapes. Os mais procurados são suportes para tampa traseira e teto. No entanto, seja qual for o modelo escolhido, ele precisa respeitar as regras de utilizaçãoBikeRack.

A Resolução 349 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) disciplina o transporte eventual de cargas ou de bicicletas em automóveis, caminhonetes ou utilitários. Estabelece o peso máximo e a forma que o objeto deve estar acondicionado e afixado. Tudo isso para que a bicicleta, quando transportada, não coloque ninguém em perigo, nem atrapalhe a visibilidade ou a estabilidade na condução do veículo. No momento da instalação é importante se assegurar de que a montagem foi bem executada e que todas as peças estão bem firmes. Durante o transporte da bicicleta, é aconselhável verificar de vez em quando se ela continua bem presa.

Regras de instalação do suporte

transbike-suporteQuando é colocado na parte traseira do veículo, por exemplo, não pode encobrir a placa. Nesse caso, é preciso colocar uma segunda placa de identificação, no lado direito da traseira do veículo. O item deve seguir as mesmas regras de emplacamento habitual dos automóveis: ser lacrada e fixada pelo órgão de trânsito do Estado ou município. A largura da bicicleta não pode ultrapassar a do veículo e os indicadores de direção, como luzes de freio e dispositivos refletores, não podem ficar encobertos. É permitido também transportar a bicicleta em pé, afixada em cima do veículo. É importante que o motorista se lembre de verificar a altura total do veículo, para evitar bater ou enroscar a bicicleta em obstáculos de altura baixa.

Ignorar essas regras pode a condução e todos no trânsito em risco, e ainda resultar em multa. Dirigir um veículo com uma das placas de identificação encoberta é infração gravíssima, com multa de R$ 191,54, apreensão do veículo e perda de sete pontos na habilitação. Transitar com as dimensões acima dos limites estabelecidos legalmente é infração grave, multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na carteira.

Transporte interno

bik portamalaEm carros que possuem espaço para o transporte na parte interna é importante (caso ela vá desmontada) lembrar-se de prender os objetos soltos. Se for transportá-la montada, é essencial amarrá-la. A bicicleta deve estar sempre fixada de forma muito eficiente e segura para que, em caso de colisão, não se desprenda e atinja os ocupantes. Uma bicicleta de 15 quilos pode chegar a cinco toneladas caso haja uma colisão a 40 km/h.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s