Bancos em couro precisam de cuidados periódicos

Hidratação é essencial para manter o couro saudável. Reparo e remoção de manchas exigem tratamento profissional

banco couro carroCarros com bancos em couro demonstram sofisticação e requinte. Mas, esse é um luxo que exige cuidados. Para manter o revestimento com aspecto de novo é preciso hidratação a cada dois ou seis meses, dependendo do clima da região e do uso. No Norte e Nordeste, por exemplo, que são regiões mais quentes, o uso constante do ar-condicionado exige que a hidratação seja feita a cada dois meses. No Sudeste, o prazo aumenta para quatro meses, e, no Sul, chega a seis meses. Essa orientação vale tanto para couro quanto para os materiais sintéticos, que imitam o couro.

O couro pode ter vida útil de até cinco anos. E a hidratação é importante para que o revestimento não resseque. Isso porque, o couro é como a pele humana, que precisa de hidratação e tratamento para não ressecar ou descamar. Manter o material limpo também é fundamental para prolongar sua vida útil e manter o aspecto bonito.

Limpeza

banco couro limpezaA cor do couro influi no prazo de limpeza. Em relação aos revestimentos de cor clara, o ideal é que a limpeza seja feita toda semana, já que até a roupa pode sujar o revestimento. Se o revestimento não tiver manchas, o serviço pode ser executado pelo proprietário do veículo mesmo, apenas usando pano úmido com sabão ou detergente neutro, e secar com uma flanela (outras substâncias como ceras automotivas, polidores, óleos, fluidos de limpeza, solventes, detergentes ou limpadores à base de amônia não são recomendados, pois podem danificar o acabamento natural do couro). Mas, se o couro estiver manchado, somente um profissional especializado será capaz de remover as marcas.

hidratação banco couroHidratação

Logo após a limpeza, assim que a superfície estiver seca, é possível hidratar o couro. O recomendado é utilizar um hidratante líquido, para facilitar a penetração do produto pelos poros do couro.  A retirada do excesso pode ser feita, em média, 40 minutos depois da aplicação. Mas, um tempo maior ajuda a deixar o couro ainda mais macio. Por exemplo, aplicar à tarde e retirar o excesso apenas pela manhã, mais aveludado o couro vai ficar.

Materiais sintéticos

Os materiais que imitam couro precisam dos mesmos cuidados em relação à limpeza e à hidratação que o couro de origem animal. Mas, uma ação importante é evite deixar o veículo exposto ao sol por muito tempo, pois, diferente do couro natural, o revestimento sintético ressaca facilmente e pode se quebrar.

Restaurações

couro carro bancoPequenos reparos podem ser feitos em peças com danos causados, por exemplo, pelo tempo de uso. Como o revestimento é costurado em pedaços, muitas vezes pode-se trocar somente a parte danificada. Mas, em alguns casos, o melhor é trocar também toda a peça ao redor, já que, de um lote para outro há diferença de tonalidade do couro. Já se o dano é apenas um pequeno arranhão, o reparo pode ser feito com pintura no local afetado. Para isso, o dano não pode passar da superfície da pigmentação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s