Rodas podem ser recuperadas, mas serviço exige técnica

Peças podem ser recuperadas, mas serviço precisa ser executado com técnica e conhecimento

roda liga leve 0

Não é nada difícil encontrar buracos nas ruas. Além do desconforto na direção, o carro pode sofrer avarias por conta deles, principalmente nas rodas e suspensão. A batida da roda em um buraco pode ocasionar diversos danos como trincas, amassados ou até a quebra da peça. As trincas representam maior risco, pois podem ficar escondidas sob o pneu e acabar causando sérios acidentes.

rodaDanificadaA rodas de liga-leve, compostas por cerca de 80% de alumínio e 20% de metais como cobre ou magnésio, são mais frágeis, o que pode agravar o problema. Sua resistência é menor que a das rodas de ferro, por isso, correm o risco de estragar até mesmo em buracos menores e impactos considerados não muito fortes. Esse tipo de problema leva à procura por oficinas de recuperação de rodas. O reparo é mais barato que trocar por uma peça nova. Mas, é preciso ser criterioso na escolha da empresa que realiza este serviço de recuperação. A indicação é optar por estabelecimentos que ofereçam mão-de-obra especializada, que trabalhem com materiais de qualidade e que invistam equipamentos de ponta.

roda ralada 1A empresa precisa ter conhecimento técnico para saber exatamente como proceder de acordo com cada tipo de avaria. Há diversos tipos de reparos possíveis em uma roda, desde apenas endireitar a peça até trocar a parte de trás. A pintura e outros cuidados estéticos dependem do local do dano e do interesse do proprietário em realizá-los. Esfolados e riscos nas peças, que são apenas defeitos exteriores e não comprometem a utilização da roda, podem receber apenas uma boa pintura e estará novo de novo.

Quando um amassado não trinca a roda, a recuperação é simples, basta endireitar a região danificada. Mas, quando existe alguma fenda é preciso avaliar a extensão do problema, levando-se em conta a segurança para usá-la após o conserto. Geralmente, as fissuras nas rodas são preenchidas com um tipo de solda específica.

Até rodas diamantadas podem ser recuperadas

roda-liga-leveNa hora de estacionar, o motorista está sujeito a encostar a roda no meio-fio da calçada. Essa “raladinha”, mesmo em rodas de liga leve diamantadas, é possível consertar. Apesar de ser resistente a impactos, a roda de liga leve é mais frágil quanto a danos superficiais. Por isso, se as “raladinhas” forem constantes, o prejuízo acaba sendo bem maior.

roda pinturaO conserto normalmente começa com a retirada da tinta. Depois, são feitas as correções das imperfeições – como lascas e arranhões –, que recebem massa plástica ou solda, dependendo da extensão da avaria. Depois, a roda recebe uma base de fundo primer e tinta de acabamento, e ainda uma camada de verniz, que dá proteção à peça.

Se a roda de liga leve for do tipo diamantada (aquela com efeito brilhante e espelhado), o trabalho é um pouco mais complexo. Em vez de apenas pintada, para se eliminar os arranhões ou amassados é utilizado um torno copiador, capaz de reproduzir com exatidão o desenho da roda.

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