Uso de equipamentos pode evitar acidentes com ciclistas

Estatísticas apontam que cinco ciclistas morrem por dia no trânsito brasileiro. Equipamentos de segurança podem evitar ou minimizar a gravidade de acidentes

Use sempre ao pedalar

Principalmente nas grandes e médias cidades do país vem crescendo o número de pessoas que optam por se deslocar de forma mais saudável, e substituem o carro pela bicicleta. No entanto, a falta de estrutura no trânsito tem contribuído para o aumento no número de acidentes com morte de ciclistas.

Segundo estudo do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela) baseado em números do Sistema Único de Saúde (SUS), cerca de cinco ciclistas morrem no trânsito todos os dias. Os números mostram que essas mortes aumentaram em cinco vezes de 2009 para 2013. Para diversos especialistas em trânsito, a falta de infraestrutura adequada para ciclistas é o principal motivo do crescimento de acidentes. É preciso que haja conscientização de motoristas e ciclistas sobre os riscos de não se respeitarem mutuamente.

Equipamentos

A utilização de equipamentos de segurança pelos ciclistas também pode fazer muita diferença. O Conselho Nacional de Trânsito (CNT) diz que são itens obrigatórios nas bicicletas: espelho retrovisor, buzina e adesivo refletivo. Além disso, também é importante que o ciclista use capacete bem preso à cabeça, e, de preferência, com adesivos refletivos, além de luvas e óculos. A instalação de faróis também é interessante, pois, tanto ilumina quanto sinaliza. Usar roupas claras e, se possível, reflexivas é igualmente útil, pois quanto mais visível estiver o ciclista, principalmente à noite, menores serão as chances de um acidente.

Holanda tem ciclovia que brilha no escuro

Ciclovia que brilha - divulgaçãoO projeto da primeira ciclovia que brilha no escuro faz parte de uma iniciativa governamental que objetiva aumentar em 20% o uso da bicicleta nos deslocamentos para o trabalho, nos próximos 20 anos. E mais de metade das viagens para o trabalho já são feitas em bicicletas na Holanda.

Inspirada na obra Noite Estrelada, do pintor pós-impressionista holandês Vincent Van Gogh, a ciclovia passa pela província de Brabante do Norte, onde o artista nasceu, em 1853.

Ciclovia que brilha - divulgaçãoConhecido por trabalhos que brilham no escuro, o designer que idealizou a ciclovia, Daan Roosegaarde, disse que o material desenvolvido é uma pintura eletrônica, e em períodos de pouca luminosidade solar, é possível recarregar o material com eletricidade. A inspiração veio das estrelas de plástico fosforescentes usadas para decorar tetos de quartos de crianças.

No Brasil, ciclovias ainda são luxo

Apesar de ser crescente o movimento pelo uso da bicicleta no Brasil, a extensão das ciclovias ainda está longe do que se encontra nos países desenvolvidos. O Rio de Janeiro tem a maior extensão de ciclovias, são 380 quilômetros. Mas em Paris, por exemplo, são 650 quilômetros. Os deslocamentos para o trabalho feitos por meio de bicicletas já são 5% do total, e há investimentos para que as ciclovias tenham um acréscimo de 700 km (alcançando 1350 km), e responda por 15% dos deslocamentos em 2020.

Em São Paulo, são 149 quilômetros de ciclovias, e o objetivo é chegar a 400 até o fim de 2015. Mesmo com o avanço das ciclovias nas grandes cidades, tanto os governos quanto as empresas ainda enxergam as bicicletas como uma forma de lazer, já que a gestão das ciclovias nem sempre é de responsabilidade da Secretaria de Transportes, e modelos de bikes específicos para cidade ainda são raros, as mais comuns continuam sendo mountain bike.

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